quarta-feira, 3 de junho de 2009

Caixas-pretas do Airbus A330-200 podem não ser encontradas.

De acordo com o Instituto Francês de Pesquisa e Exploração do Mar (IFREMER), o navio de exploração submarina "Pourquoi Pas" chegará à região onde o avião da Air France desapareceu, em aproximadamente oito dias. O objetivo é utilizar submarinos para vasculhar a área onde foram encontrados destroços da aeronave, em busca das duas caixas-pretas.

As chamadas "caixas-pretas", na verdade são duas caixas em cor laranja para facilitar a sua localização. Uma delas contém informações técnicas como; a velocidade do avião, a altitude, o funcionamento do piloto automático e, registra as informações segundo a segundo. A outra caixa-preta registra a conversa dos tripulantes durante o vôo e também pode ajudar na compreensão do motivo da queda do avião.



Cada caixa-preta é composta de duas partes. A primeira parte serve para coletar as informações dos instrumentos de vôo ou para captar os sons da cabine do avião e, é suscetível de ser destruída no momento do choque. A segunda parte da caixa-preta é a memória, propriamente dita, onde ficam registradas todas as informações, protegida por um caixa blindada que representa 70% do peso total. No entanto, em condições extremas de alta pressão e alta salinidade, como o fundo dos oceanos, não há garantias que ela seja preservada.

Não se sabe ainda se elas serão encontradas, porque apesar de serem construídas para resistirem à pressão submarina, em até 6 000 metros de profundidade, e emitirem sinal de localização por 30 dias, até hoje nenhuma caixa-preta foi recuperada de águas assim tão profundas, informou o BEA (Bureau d'enquêtes et d'analyse), agência de pesquisas e análise, na França.


Nenhum comentário:

Postar um comentário