segunda-feira, 1 de junho de 2009

França pede ajuda ao Pentágono para localizar avião da Air France

Aviões da Força Aérea Brasileira fazem buscas próximo a Fernando de Noronha, desde o início da madrugada, tentando localizar o avião da Air France. Por volta das 09h30 um avião militar francês decolou de Dakar, para auxiliar nas buscas.

Segundo o jornal francês Le Nouvel Observateur, no momento há três aviões da marinha francesa auxiliando nas buscas e o Ministério da Defesa anunciou agora a pouco que solicitou ajuda do Pentágono nas buscas.

Segundo a imprensa francesa, o presidente Nicolas Sarkozy, chegou por volta das 17h15, horário local, (12h15, horário de Brasília), à célula de crise instalada no aeroporto Roissy, onde se reuniu com o ministro de Ecologia e Energia Jean-Louis Borloo, o secretário de Transportes Dominique Bussereau e o ministro de Assuntos Estrangeiros Bernard Kouchner.

O vôo 447 da Air France partiu do Rio de Janeiro às 19h30, levando à bordo 216 passageiros e 12 tripulantes, com previsão de chegada às 06h10 em Paris, França.



Segundo as autoridades brasileiras às 22h30 o AF447 fez o último contato por rádio, com o controle aéreo brasileiro, antes de desaparecer da área de cobertura dos radares, a cerca de 500Km de Natal.

Aproximadamente 15 minutos depois o avião atinge uma área de fortes turbulências e, às 23h00 emite um alerta de pane elétrica, esse foi o último contato com avião. De acordo com especialistas o avião poderia ter sido atingido por um raio.


Em vão, os controladores aguardaram o seu reaparecimento, nos radares africanos, no outro lado do Atlântico. "O avião deveria obrigatoriamente desaparecer dos radares brasileiros, já que há uma área sem cobertura sobre oceanos", no entanto o avião deveria reaparecer cerca de duas ou três horas depois, nos radares africanos, é o que explica o secretário geral do Sindicato Nacional dos Controladores de Tráfego Aéreo francês, para a AFP:

"As terras são cobertas de inúmeros radares, com zonas de cobertura que se cruzam, e os aviões passam de uma a outra. São como monitores de televisão com pequenos pontos codificados, onde cada um representa um avião. Mas o alcance dos radares é limitado, além de 500Km da costa, como no centro do Atlântico, não há mais contato de radar. São as chamadas zonas brancas."


Leia mais no site do jornal Le Nouvel Observateur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário